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Franchising

Hoje em dia não é mais nenhuma novidade. Pode-se até encontrar quem não saiba definir corretamente esta palavra, mas que ela faz parte de nossas vidas é inegavel. Basta ir a qualquer shopping e verificar a quantidade de franquias existentes.

O franchising é, por definição, um modelo ou sistema de desenvolvimento de negócios em parceria, através do qual
uma empresa, com um formato de negócio já testado, concede a outra empresa o direito de utilizar a sua marca, explorar os seus produtos ou serviços, bem como o respectivo modelo de gestão, mediante uma contrapartida financeira.


:: Definição do Franchising no Wikipédia
Franchising (do, Franqueamento) é uma utilizada pela administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador oferece sua marca, infra-estrutura e conhecimento do negócio ao franqueado, que por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. A parte fundamental do Franchising é á Franquia, que é utilizada em praticamente todos os segmentos de serviços. Além disso, como pode ser visto no livro "Franchising - Uma Estratégia para a Expansão de Negócios" (Editora Premier, 2006), as técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de Canais de Vendas, como redes de Revendas, de Representantes Comerciais, de Assistências Técnicas, de Distribuidores e outros. O Franchising consiste numa relação económica/empresarial em que o franchisador (detentor da marca) concede os seus direitos ao franchisado (autorizado a explorar a marca), mediante o pagamento de uma verba previamente acordada no contrato. Através deste contrato o franchisado pode utilizar a marca e tudo ao que à mesma está vinculado (produtos, serviços e infra-estruturas). As vantagens que resultam deste acordo são para ambos os partidos, pois o franchisado usufrui da reputação já alcançada pela marca sem ter a preocupação e o risco de iniciar o seu próprio negócio; e o franchisador expande o seu negócio para outros países, sem encargos, e recebendo o pagamento pela concessão dos direitos ao franchisado. A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi o Yázigi Internexus, do segmento de escolas de idiomas, em 1950.

 

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